Arqueologia, Cultura, e outras religiões

Novas descobertas arqueológicas, diferentes tradições e eventos de uma terra multicultural. O encontro com as outras duas religiões monoteístas: o judaísmo e o Islamismo: para conhecer em profundidade a riqueza cultural e religiosa desta terra.

Em Belém prosseguem as obras de restauração da Basílica da Natividade. Restauração que teve início pelo telhado e chegou hoje até a parte baixa da nave da basílica, considerada uma das mais importantes para a arte bizantina e uma das mais importantes e  antigas no mundo. Uma restauração que “fala italiano”. De fato, os mosaicos estão retomando vida nas mãos dos especialistas da Empresa Piacenti spa de Prato, a quem foi confiada a realização das obras.

E se antigamente os mosaicos recobriam inteiramente a parte superior da Basílica, hoje apenas permanecem poucos vestígios, até mesmo de duas ou três campanhas de decoração de mosaicos.

MARCELLO PIACENTI
Restaurador chefe da Empresa Piacenti para a restauração da Basílica da Natividade

Os poucos fragmentos que permaneceram chegaram íntegros, então mantêm uma particularidade estrutural que não existe mais em outros exemplos parecidos, pois eles sofreram importantes restaurações e portanto ficaram comprometidos. Aqui podem-se notar ateliês de altíssimo nível pela especialidade das cores, dos vidros e também do ouro. As peças douradas, por exemplo, são de 4-5 tipos diferentes, apresentam leves matizes seja na capa de proteção, que varia do vermelho para cores mais quentes ou mais frias, seja na preparação da própria peça, de vidro colorido ou não. Por isso, através desses efeitos conseguiam-se refrações de luz diferentes, para realçar o corpo ou um santo, etc. E também a inclinação das peças era determinante para esse tipo de obra.

Épocas diferentes que testemunham a contínua necessidade de “restauração” desta Basílica. De Helena a Justiniano, aos cruzados, aos franciscanos até aos gregos, cada um no respeito das obras precedentes.

MARCELLO PIACENTI
Restaurador chefe da Empresa Piacenti para a restauração da Basílica da Natividade
Este é o período das cruzadas, então a segunda parte de 1100, 1160-70. Portanto, um período preciso, e elas refletem perfeitamente o período.

SUSANNA SARMATI
Diretora da Projetação dal Restauração dos instrumentos decorativos
Pelas técnicas, pelo tipo de peças, pela realização, podemos confirmar com certeza a datação histórica da execução destes mosaicos, que é a época das cruzadas, ou seja o primeiro século do ano de 1000.

Um trabalho maravilhoso, que nos leva para trás no tempo. É como estarmos com os primeiros mosaicistas que colocavam pela primeira vez os mosaicos nas paredes.

SAMANTA GRADI
Restauradora da Empresa Piacenti
Estamos injetando resina no intuito de consolidar o mosaico que está se rasgando em alguns pontos. Injetamos primeiramente concreto para preencher esses vazios e, onde esses vazios são verdadeiramente milimétricos e o concreto não consegue penetrar, realizamos essas infiltrações deixando cair por meio da gravidade a resina que penetra devagar nesses espaços e consolida o mosaico.

Direitos reservados Christian Media Center

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Visite a nossa loja, veja as promoções, assine,contribua e concorra a uma viagem à Terra Santa,participe! Dispensar