Festa em Belém pelo inicio do Advento

Uma preparação para o Natal

A cidade do nascimento de Jesus abriu de modo festivo, o tempo do Advento, com a entrada solene do Custódio da Terra Santa, padre Pierbattista Pizzaballa. Após ter sido acolhido pelas autoridades civis e religiosas na praça da Manjedoura, o Custódio entrou na Basílica da Natividade e na Basílica de Santa Catarina, onde foram celebradas as primeiras vésperas.

Os franciscanos e os fiéis se reuniram por um final de semana liturgicamente muito rico. Os frades desceram em procissão até a Gruta da Natividade onde foi acesa a primeira vela da coroa do Advento.

O dia teve início na manhã de sábado, 28 de novembro, com uma peregrinação de Jerusalém a Belém. Os cristãos das paróquias franciscanas das duas comunidades se encontraram no mosteiro de Mar Elias e dali percorreram os poucos quilômetros que separam as duas cidades bíblicas.

Hoje um muro separa os dois povos. Para os israelenses um muro de segurança, para os palestinos um muro de separação.

Para padre Pierbattista Pizzaballa “é importante fazer este antigo percurso. Apesar de todos os problemas que ferem a geografia e a história deste país, de qualquer forma prevalece um aspecto histórico e tradicional que também é um sinal simbólico de continuidade e do fato de que as raízes deste país são e seguirão sólidas apesar de tudo”.

PE. FERAS HEJAZIN, OFM
Pároco – Paróquia São Salvador

“A paróquia de Jerusalém acompanha todo ano o Custódio nesta entrada na Festa de Santa Catarina e no início do Tempo do Advento e é um privilégio da nossa paróquia de Jerusalém”.

A cidade de Belém está se preparando também para receber os peregrinos neste período até o Natal.

No domingo, 29 de novembro, foi celebrada a Missa pela festa de Santa Catarina com a comunidade local e com os peregrinos.

PE. FERAS HEJAZIN, OFM
Pároco – Paróquia de São Salvador

“Imagino os peregrinos na Terra Santa como os três reis magos que vieram a Belém e acho que cada um representa esta imagem: eles simbolizam aqueles que vieram para saudar o menino. Por isso desejo a todos os peregrinos que, ao chegarem à Terra Santa, possam ter a mesma experiência que tiveram os reis magos e que voltem para casa com fé e alegria.”

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Visite a nossa loja, veja as promoções, assine,contribua e concorra a uma viagem à Terra Santa,participe! Dispensar