“Campos minados”: nova vida ao lugar do Batismo de Jesus

É preciso dinheiro para livrar das minas a área próxima do lugar do Batismo de Jesus. Um projeto que envolve algumas igrejas de Jerusalém e a ONG britânica Halo Trust.

É um silêncio repleto de significado o que sobe do deserto, logo fora de Jerusalém, às margens do rio Jordão, onde parece ressoar forte os ecos de cenários bíblicos importantes.

Um lugar santo venerado há séculos e que ficou abandonado durante muito tempo. De fato, campos minados seguem rodeando este lugar que traz consigo uma história difícil, onde os vestígios de conventos fazem imaginar os eventos dolorosos dos quais foram teatro ao longo dos anos.

RONEN SHIMONI
Administrador do projeto Halo Trust
“Encontramo-nos no lugar do batismo, Qasr el Yahud, uma área militar fechada desde o início da década de ’70, quando o exército israelense a declarou área militar.

Halo trust é uma organização fundada em 1988 que se dedica ao desminamento dos territórios, uma questão que virou destaque quando a Princesa Diana caminhou em um campo recém-bonificado em Angola. Uma organização comprometida há tempos nesta área, para promover e realizar um projeto que tem gosto de “liberdade”.

RONEN SHIMONI
Administrador do projeto Halo Trust
É um projeto aprovado pela Autoridade Nacional Israelense de ação antiminas e pelo centro palestino de ação antiminas, que recebeu a bênção das oito entidades que aqui possuem propriedades (…)

BRIG. JUMA ABDEL JABBAR
Diretor centro antiminas – Palestina
Este terreno é especial para o Estado da Palestina seja do ponto de vista religioso seja turístico. Ainda, a superfície desta área é muito extensa e ela é considerada o terreno minado mais vasto: um milhão de metros quadrados.

São oito as igrejas de Jerusalém que aqui possuem uma propriedade. Vestígios de vida que testemunham a emoção de se encontrar no lugar que celebra o início do ministério público de Jesus.

S.B. TEÓFILO III
Patriarca greco-ortodoxo de Jerusalém
Hoje, graças a Deus, existe um acordo, um consenso e um mútuo entendimento entre o exército israelense, a autoridade palestina e naturalmente a aprovação do reino hachemita da Jordânia, para o desenvolvimento desta área a fim de se torná-la acessível a todos os peregrinos.

S.E. MOR SEWERIOS MALKI MURAD
Arcebispo siro-ortodoxo da Terra Santa e da Jordânia
Nós agradecemos à Halo Trust que expressou interesse pela liberação deste lugar das minas presentes há anos devido às guerras. Esperamos que esta área possa ser desminada para poder se tornar um lugar seguro para os peregrinos e os turistas.

Um projeto com implicações importantes que vê a estreita colaboração de todas as igrejas de Jerusalém.

PE. SERGIO GALDI, ofm
Secretário Custódia Terra Santa
Esta iniciativa é muito significativa para nós, além do projeto em si, também porque estão reunidas em um único projeto comum as maiores comunidades, as maiores igrejas da Terra Santa. E de fato estamos todos juntos com a igreja greco-ortodoxa, armênia, siríaca, copta, etíope e também com a igreja russa e a igreja romena.

S.E. ABUNA ENBAKOM
Arcebispo igreja etíope-ortodoxa de Jerusalém
“Fazemos votos e esperamos que todas as minas sejam retiradas para podermos rezar nas nossas igrejas. Até agora esperamos que fosse possível retirar as minas e somente agora começamos a enxergar a luz no fundo de tudo isso”.

O projeto requer o apoio de todos. Quatro milhões de dólares são o capital necessário que Halo trust procura para dar novamente vida a esta área. Um gesto de amor para se devolver à vida aquele lugar de onde Jesus nos quis ensinar o caminho da conversão.

PE. BARET YERETZIAN
Diretor Bens imobiliários – Patriarcado armênio
É preciso o apoio de todos. É o que é realmente importante. Por isso faremos de tudo para que nossos funcionários, na Europa, nos Estados Unidos, no Oriente Médio, possam suportar este projeto, pois é importante para os peregrinos e todos nós.

RONEN SHIMONI
Administrador do projeto Halo Trust
Agradeceremos por cada doação que nos permitir limpar a área (…) e fizer com que todos possam voltar aqui.

Toda informação está disponível no site www.halotrust.org

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Visite a nossa loja, veja as promoções, assine,contribua e concorra a uma viagem à Terra Santa,participe! Dispensar