Devoções marianas na Terra Santa

Com diferentes nomes, datas e ocasiões, as devoções marianas expressam a fé dos cristãos da Terra Santa na Mãe de Jesus.

Na Terra Santa, a devoção Mariana é intensa e ganha diferentes nomes, datas e ocasiões. Nossa Senhora da Palestina, do Monte Carmelo, de Nazaré, Mulher de Valor. Seja de origem bíblica ou da tradição popular, os títulos dados à Mãe de Jesus ressaltam narrativas do evangelho ou a intervenção de Maria em determinados momentos da história.

Frei Frederic Mans, doutor em Sagradas Escrituras, do Studium Biblicum Franciscanum, já escreveu alguns livros sobre Maria. Ele explica que a vida da Mãe de Jesus pode ser compreendida através de três fontes: o antigo testamento, os evangelhos apócrifos judeu-cristãos e o contexto da vida judaica.

Frei FREDERIC MANNS, ofm
Studium Biblicum Franciscanum
“Os pais de Maria, Joaquim e Ana, eram estéreis, e eram humilhados pelos parentes e por todos. Eles receberam uma aparição do anjo no deserto. O anjo disse a Joaquim: ‘retorna a casa, tua mulher terá uma filha’”.

Segundo o evangelho apócrifo, este foi o local do nascimento de Maria onde hoje está a Igreja de Santana na Cidade Velha, ao lado do antigo tanque de Betesda, onde um paralitico foi curado. Seu pai, Joaquim, era um sacerdote do templo, e a família morou aqui, provavelmente, durante toda a infância de Maria.

Não existem registros precisos de datas, mas acredita-se que por volta dos 12 anos de idade, Maria e seus pais mudaram-se para a Nazaré, vila judaica onde aconteceu a encarnação do Verbo de Deus.

Frei FREDERIC MANNS, ofm
Studium Biblicum Franciscanum
“Maria, como as mulheres hebreias, todas as manhãs fazia uma oração: ‘Bendito és Tu, que me criastes segundo a Tua vontade. Quando o anjo, então lhe veio e lhe pediu para que ela cumprisse esta vontade, mais uma vez Maria diz: ‘Estou pronta para fazer a vontade de Deus’”.

Maria de Nazaré. Aquela que disse “sim”, e aceitou gerar em seu ventre o Filho de Deus. Mas, se esta missão portava a graça, havia também dificuldades. Como tantas mulheres no contexto atual, Maria também foi uma refugiada, para livrar o filho de morte.

Frei FREDERIC MANNS, ofm
Studium Biblicum Franciscanum
“Maria conheceu a sorte dos migrantes. Hoje existem tantos migrantes. José recebeu a aparição de um anjo que lhe disse: ‘Deixa esta terra e vai para o Egito, porque Herodes procura o Menino para matá-lo’”.

Maria, mulher de Valor. Titulo dado pela comunidade católica hebraica, em Tel Aviv, que ajuda os migrantes a terem uma vida com mais dignidade.

Pe. DAVID NEUHAUS, sj
Resp. Pastoral migrantes – Patriarcado Latino de Jerusalém
“No final do livro dos Prevérbios há um texto maravilhoso sobre a vocação da mulher e descreve Nossa Senhora. Mas não só fala de Nossa Senhora! Muitas das nossas fieis representam essas mulheres fortes: deixaram suas famílias, desistiram de tudo para vir aqui para trabalhar duro para sustentar seus familiares. Então pensamos que poderíamos realmente nos dirigir a Nossa Senhora, para que nos fosse de inspiração: Nossa Senhor Mulher de Valor. E assim nasceu esta festa”.

Dentre os títulos venerados de Maria, na Terra Santa esta também o de Nossa Senhora da Palestina, cujo santuario foi construído para reunir os palestinos e rezar pela paz.

S. E. Mons. WILLIAM SHOMALI
Bispo auxiliar e Vigário para Jerusalém e Palestina
“Nossa Senhora da Palestina é a mesma Nossa Senhora da Terra Santa, que intercede pela paz entre todos, hebreus, muçulmanos e cristãos, para que tenhamos paz e conciliação”.

Vencedora das Batalhas, Maria ja fez história também no Monte Carmelo, intercedendo pela paz durante a primeira Guerra Mundial. Estas são provas de que, mesmo na discrição, Maria marcou cada porção desta Terra que é Santa, deixando a ternura de Mãe no coração desta gente.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Visite a nossa loja, veja as promoções, assine,contribua e concorra a uma viagem à Terra Santa,participe! Dispensar