Deserto da Judeia: aridez irrigada de histórias

Um dos principais cartões postais da Terra Santa, o deserto da Judeia é rico de reservas naturais fascinantes. Caminhar por ele é também fazer um “passeio” pelas paginas da historia da vida de Cristo e do povo de Deus.


Uma paisagem árida, onde a natureza desponta em tons pastel, e o verde perde a força, ao brotar no calor.

Este é o famoso deserto da Judeia, citado nas narrativas bíblicas do novo e antigo testamento e um dos principais cartões postais da Terra Santa.

A região desértica fica a poucos quilômetros Jerusalem. Saindo da Cidade Santa, em direção ao Mar Morto, é possível apreciar a paisagem montanhosa. Ali vivem comunidades beduínas, árabes que preservam os costumes nômades.

Os 1500 Km quadrados de extensão fazem fronteira com as montanhas da Judeia e o Mar Morto. Um terreno rico em reservas naturais fascinantes, montanhas, penhascos e leitos de rios.

Por aqui não é difícil encontrar os camelos, um dos animais típicos desta região. Resistentes ao calor, eles conseguem reter agua e energia para atravessar o deserto e hoje são também atração turística.

PRECIOUS ROSARIA
Filipinas
“É bem diferente montar em um camelo e andar a cavalo. E ele é bem alto, para quem tem medo de altura eu não recomendo. Mas isso é o de menos, porque é, de fato, uma ótima experiência”.

A visita a estas paisagens áridas faz parte do roteiros das peregrinações.

JERY ROSARIA
Pastor – Filipinas
“É uma experiência impressionante. É muito bom estar aqui e ver o lugar de acontecimentos passados. Antes, só tinha lido na Bíblia, e agora… estar aqui… nossa!! É uma experiência incrível”.

MARIFI ROSARIA
Filipinas
“Gostamos muito do deserto e sentimos a presença de Deus aqui”.

Presença que no mesmo lugar ja foi sentida há milênios, desde o inicio da história do povo de Deus.

Frei JOSÉ CLEMENTE MÜLLER, ofm
Missionário na Terra Santa – Ein Karem
“A bíblia praticamente nasce no deserto. No antigo testamento, primeiro temos a figura de Abrão, que busca a esperança para a constituição de um povo. Depois na história de Israel, a figura de Moisés, onde tem a primeira experiência do deserto, não como fuga, mas pergunta a Deus, ‘quem és Tu?’, ‘para onde vou?’”

Deus o enviou a conduzir o povo à terra prometida, e por 40 anos os israelitas andaram pelo deserto.

Fr. JOSÉ CLEMENTE MÜLLER, ofm
Missionário na Terra Santa – Ein Karem
“E ele vai diante da corte para a libertação do povo e no deserto fazem a experiência do encontro com Deus”.

Provavelmente foi aqui onde viveu Joao Batista, que teve a missão de preparar a vinda do Messias. No Rio Jordão, que banha este deserto, João pregava a conversão dos pecados, e ali Jesus foi para também receber o batismo. Depois disso ele viveu uma forte experiência no deserto.

Fr. JOSÉ CLEMENTE MÜLLER, ofm
Missionário na Terra Santa – Ein Karem
Ele faz 40 dias a experiência no deserto, aqui na Terra Santa, logo depois do batismo e depois e tentato pelo demonio. Então, nesta experiência de 40 dias de preparação e o momento forte da sua vida e ele se prepara para as grandes tentações do mundo: do ser mais, do ter mais e a tentação do poder”.

O lugar que por tradição recorda este momento da vida de Cristo é o Monte das tentações, onde se encontra o mosteiro greco-ortodoxo.

A figura do deserto tornou-se um das principais símbolos da Terra Santa. Até hoje ele fascina pelas características físicas marcantes e pela relevância nas sagradas escrituras. Como relatou o profeta Oséias, o deserto não é um local de desgosto, fuga ou perigo, mas de encontro com o amor. Amor de Deus para com o seu povo.

Fr. JOSÉ CLEMENTE MÜLLER, ofm
Missionário na Terra Santa – Ein Karem
“Em Oséias 2,16 diz assim: “Por isso eu mesmo a seduzirei, condurirei ao deserto e lhe falarei ao coração”. E depois, no versículo 21 diz: “Eu te desposarei para sempre, te desposarei na justice e no direito, no amor e na ternura”.

Produzido por Christian Média Center

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Visite a nossa loja, veja as promoções, assine,contribua e concorra a uma viagem à Terra Santa,participe! Dispensar