Páscoa do Senhor é celebrada em Jerusalém

A Páscoa do Senhor é anunciada de Jerusalém para o mundo

Como Maria Madalena, Pedro e João, também nós viemos ao Sepulcro de Jesus pra contemplar o mistério de sua ressurreição!

Neste ano, por conta de uma coincidência no calendário Juliano e Gregoriano, a Páscoa para as Igrejas do Oriente e do Ocidente caiu no mesmo dia… Na Basílica do Santo Sepulcro, a ressurreição do Senhor foi celebrada contemporaneamente e nos diversos ritos.

Na Missa de Páscoa, o administrador apostólico do Patriarcado Latino de Jerusalém, Dom Pierbattista Pizzaballa nos perguntou: Quanto a consciência de que Cristo ressuscitado e vivo é determinante pra nossa existência?

Na verdade, ele explica, este é um mistério que nossa mente não pode compreender ou explicar. Não é simplesmente ver o Sepulcro Vazio… mas fazer uma experiência.

O arcebispo mencionou as situações de morte que nos rodeiam citando a Síria, o Iraque e o Iêmem e o atentado contra os cristãos coptas que aconteceu no Egito há uma semana.

Se acreditamos verdadeiramente na ressurreição, disse, se confiamos todas essas coisas à Deus, transformando tudo em preces, orações e súplicas, tudo se tornará um caminho de vida.

No fim da Missa, seguindo a Tradição e pra indicar o anúncio da Ressurreição a todo o mundo, os quatro Evangelhos da ressurreição foram lidos em torno da edícula do Santo Sepulcro.

E a Vigília de Páscoa, diferente do resto do mundo, aqui aconteceu já no sábado pela manhã. Como afirmou Dom Pizzaballa, não é possível celebrar a Páscoa no mundo se ela não é primeiramente celebrada em Jerusalém…

Arley Humberto da Silva Santos
Comunidade Filhos de Maria

Vinícius Gusmão Ribeiro
Comunidade Filhos de Maria

A celebração é rica de simbologias. O Círio Pascal e o fogo são sinais da presença de Deus! A água representa a purificação e o desejo do Senhor de esquecer nossos pecados e de fazer de nós criaturas novas.

Os sinos repicam! O Glória é entoado! Jesus ressuscitou! O Sepulcro está mesmo vazio!

Nesta celebração são lidas nove passagens Bíblicas que nos colocam diante de toda História de Salvação.

Nessa história, que começa com a Criação do Mundo, encontramos, como explicou Dom Pizzaballa na homilia, as respostas para nossas perguntas mais verdadeiras… e a única resposta é a de uma vida nova. A morte em Cristo perde todo seu poder.

Dom Pierbattista Pizzaballa
Administrador Apostólico do Patriarcado Latino de Jerusalém
“Meu deseo para a Páscoa è que possamos nos deixar abraçar pelo amor de Deus e sermos testemunhas onde quer que estejamos… Mesmo que existam sombras da morte, mostrar que a vida triunfa sempre!”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Warning: Unknown: open(/var/lib/php-cgi/session/sess_v4n45hh2init9pq47nmbrfjkq2, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php-cgi/session) in Unknown on line 0