Os desafios e as comemorações de 2017

Momentos de alegria, mas também de dor … os desafios e as comemorações nas nossas reportagens de 2017

Vieram em milhares… O Ministério do Turismo de Israel comunicou que em 2017 o número de turistas e peregrinos bateu todos os recordes precedentes. De janeiro a novembro, foram registradas mais de 3,3 milhões de visitas, 25% a mais do que em 2016, meio milhão a mais que o recorde anterior.

Durante a coletiva de imprensa de Natal, também Dom Pizzaballa destacou os principais eventos do ano … do aumento dos peregrinos à melhoria nas relações entre as Igrejas cristãs, graças à inauguração da restaurada Edícula do Santo Sepulcro.

Um dia especial para os cristãos, não só da Terra Santa, mas do mundo inteiro.

S.E. DOM PIERBATTISTA PIZZABALLA, ofm
Administrador Apostólico do Patriarcato Latino de Jerusalém
“Parecia uma missão impossível e, em vez disso, parafraseando o que o anjo Gabriel disse a Maria, nada é impossível com Deus”.

Fr. FRANCESCO PATTON, ofm
Custódio da Terra Santa
“O evento deste dia é absolutamente extraordinário, porque é o primeiro fruto maduro de uma colaboração entre as três principais comunidades aqui em Jerusalém”.

BARTOLOMEU I
Arcebispo de Costantinopola Patriarca Ecumênico
“O dia de hoje tem um significado de unidade, colaboração e cooperação. Rezemos pela paz e unidade”.

Mais um ano difícil para a população na Síria … destruição, confrontos, sofrimento, mas também esperança através de todas as pessoas que manifestaram solidariedade e carinho para com ela.

Fr. MICHAEL PERRY, ofm
Ministro Geral da ordem dos Frades Menores
“Com o custódio P. Francesco Patton fomos com outros frades visitar os cristãos na Síria e toda a população. Fomos na semana após a Páscoa para acompanhá-los e dizer-lhes que eles estão verdadeiramente em nossos corações e nas nossas orações”.

2017 foi o ano comemorativo dos 800 anos da chegada dos primeiros franciscanos à Terra Santa. Hoje, os frades cuidam de 70 santuários e estão presentes em 50.

A Custódia também recebeu a especial mensagem do Papa Francisco, que renova a missão franciscana na Terra Santa.

S.Em. Card. LEONARDO SANDRI
Prefeito Congregação Igrejas Orientais
“A missão da Custódia da Terra Santa é garantir que esses lugares, que viram a passagem de Jesus e ouviram suas palavras, continuem vivos.

Fr. FRANCESCO PATTON, ofm
Custódio da Terra Santa
“Devemos estar profundamente gratos, não pelo que fizemos nestes 800 anos, mas pelo que Deus fez também através de um instrumento simples e pobre. Então, recordar o ponto de partida, oito séculos atrás, é também como recordar um pouco a semente da qual tudo começou”.

Quinta-feira, 14 de dezembro, Dom Leopoldo Girelli, novo Núncio Apostólico em Israel e Chipre e Delegado Apostólico em Jerusalém e na Palestina entrou na Cidade Santa. “Paz para Jerusalém, paz no mundo inteiro” foi a sua mensagem.

A partir de 6 de dezembro, jornais e telejornais relançaram imagens e notícias sobre os confrontos em curso em algumas áreas da Palestina e de Israel. Na carta da Assembléia dos Ordinários Católicos na Terra Santa, lê-se: “Jerusalém é um tesouro de toda a humanidade. Qualquer reivindicação exclusiva, seja essa política ou religiosa, é contrária à lógica própria da cidade”. Há protestos, mas não em todos os lugares, e os peregrinos não devem se amedrontar ou ter medo … “Peregrinos, venham a Jerusalém” foi o apelo conjunto lançado pelo Arcebispo Pierbattista Pizzaballa e pelo Frei Francesco Patton, Custódio da Terra Santa.

Produzido por CMC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *