“Guardiões do túmulo de Cristo”, a Custódia sob um olhar inédito

A mostra fotográfica realizada pelo fotógrafo Thomas Coex e pelo jornalista Cyrille Louis revela aspectos cotidianos e curiosos dos freis da Custódia da Terra Santa, em Jerusalém

Frei Ayman que leva a comunhão aos enfermos em suas casas. Frei Sinisa que limpa o túmulo de Jesus no Santo Sepulcro. Ou ainda Frei Marcelo que cozinha e Frei Paulo que joga basquete com os jovens da paróquia!

São diversos os momentos eternizados por Thomas Coex e expostos na mostra “Guardiões do túmulo de Cristo” inaugurada em 11 de junho na entrada da cúria custodial de Jerusalém.

THOMAS COEX
Fotógrafo Editor-Chefe AFP
“Soube da celebração dos 800 anos de presença franciscana na Terra Santa e, assim, pedi a autorização para realizar uma reportagem, mas não uma clássica reportagem”.

CYRILLE LOUIS
Jornalista – Le Figaro
“Decidimos trabalhar com os franciscanos aqui em Jerusalém porque somos fascinados e muito ligados à Cidade Velha. Pensamos na história deles e no tempo que estão aqui, além da importância do papel que desempenham na cidade. Certamente, uma comunidade importante a ser levada em consideração”.

A exposição, realizada em parceria com o Departamento dos Bens Culturais da Custódia e a Agência de Notícias Francesa, a AFP, reúne fotos publicadas na revista Figaro. O especial, de oito páginas, é fruto de dois meses de convivência dos freis de Jerusalém com o correspondente do jornal e fotógrafo, vencedor do Mundial de Foto Jornalística em 2001.

CYRILLE LOUIS
Jornalista – Le Figaro
“A nossa ideia principal era buscar mostrar, sob um ponto de vista humano, cotidiano e até mesmo íntimo, como é ser um franciscano em Jerusalém. Fiquei impressionado com a diversidade dos freis e surpreso com a força das personalidades que encontrei”.

THOMAS COEX
Fotógrafo AFP
“Foram interessantes não somente as orações ou procissões mas tudo o que o público pode ver e suas atividades sociais que são inúmeras! Isso para nós foi muito importante!

“Entraram em nossas vidas de modo amigável e respeitoso”, notou o custódio da Terra Santa, Frei Francesco Patton, em seu agradecimento no início da apresentação, na qual estavam presentes os cônsules da França e da Espanha, além de Dom Giacinto-Boulos Marcuzzo, vigário para Jerusalém e a Palestina.

Fr. STEPHANE MILOVITCZ, ofm
Responsável Dep. Bens Culturais Custódia da Terra Santa
“Temos muitas fotos de nós mesmos, mas para nós é interessante nos vermos por meio dos olhos dos jornalistas profissionais, nos encontrarmos através dos olhares deles e encontrar uma percepção diferente da que estávamos acostumados. Foi uma experiência positiva e estamos muito orgulhosos com o fato de que todos possam ver estas fotografias hoje”.

Um olhar inédito e discreto que pode ser conferido, por quem desejar, até o mês de outubro.

Produzido por CMC

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Visite a nossa loja, veja as promoções, assine,contribua e concorra a uma viagem à Terra Santa,participe! Dispensar