A contribuição das escolas cristãs ao crescimento árabe no setor High Tech

A economia israelense conta com um grande aporte das empresas de alta tecnologia. A presença da minoria árabe neste setor cresce devido em parte à contribuição das escolas cristãs.

Israel é frequentemente lembrado pelos lugares santos e pela grande importância religiosa e histórica. Mas este pequeno país é rico de outras dimensões, entre elas, o grande progresso científico e tecnológico.
Segundo dados da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico de 2016, Israel investe 4.25% do Produto Interno Bruto em pesquisa e desenvolvimento – ocupando o primeiro lugar no ranking.

Dr. SHLOMO MEYTAL
Instituto Samuel Neaman para a pesquisa sobre Políticas Nacionais – Haifa
Nós éramos muito pobres. Tínhamos um produto interno bruto per capita de 1500 dólares. Depois de 70 anos, nos tornamos um país rico e chegamos aos 35000 dólares por pessoa. Até pouco tempo atrás não tínhamos nem outro, nem recursos naturais. Devemos este crescimento ao grande esforço intelectual, sobretudo a pesquisa que atraiu empresas de alta tecnologia, inovação e criatividade. 40% do nosso crescimento e metade das nossas exportações provém de um setor high tech muito dinâmico. Este setor mesmo empregando somente 8% da força trabalhadora produz metade das nossas exportações: é de importância crucial para nós.”

Os árabes são uma minoria em Israel, e entre estes, os cristãos são uma pequena parte. Não obstante isto, a contribuição deles para o desenvolvimento tecnológico israelense está crescendo.

Dr. SHLOMO MEYTAL
Instituto Samuel Neaman para a pesquisa sobre Políticas Nacionais – Haifa
De todos os programadores de software em Israel, 3.5% são árabes israelenses. Há menos de dez anos, este número era só 0,5%. Existe um florescimento entre os árabes no setor High Tech. Entre eles, Nazaré é um centro de referência para as Startups: são mais de 50 e contam com uma incubadora de empresas para novos empreendedores.

Uma contribuição importante para este crescimento é oferecido pelas escolas cristãs.

BASSEM JAMAL
Coordenador do Ensino Médio da Escola das Irmãs de Nazaré, em Haifa
Oitenta por cento dos jovens árabes que trabalham no campo de alta tecnologia, segunda as estatísticas, estudaram em escolas cristãs.

Dr. DAOUD BSHOUTY
Departamento de Matemática – Technion – Haifa
A Igreja presta um enorme serviço a toda a sociedade árabe, não somente aos cristãos. Podemos dizer que todas as escolas cristãs oferecem um currículo para a preparação científica e tecnológica que permite aos estudantes de escolherem estudos ou profissões nos campos científicos e nas engenharias, que forma a base para o futuro deles.

As mais de quarenta escolas cristãs presentes em Israel acolhem mais de 33000 estudantes. Além dos programas especiais nas ciências e tecnologia, a educação oferece valores e ética.

BASSEM JAMAL
Coordenador do Ensino Médio da Escola das Irmãs de Nazaré, em Haifa
Nesta escola damos prioridade a uma formação integral da pessoa, não oferecemos somente a oportunidade de estudar segundo um alto padrão científico. Não nos esquecemos da formação espiritual, ética e humana dos estudantes. Somos convictos de que os valores são importantes e educamos os jovens para que se tornem pessoas maduras, com uma bagagem completa, além da educação científica.

O aporte da comunidade cristã em Israel no setor de alta tecnologia, mesmo se pequeno, é significativo, mas pode crescer ainda mais.

Dr. SHLOMO MEYTAL
Instituto Samuel Neaman para a pesquisa sobre Políticas Nacionais – Haifa
Quando você faz parte de uma minoria, e no caso dos cristãos aqui, uma minoria na minoria, você enfrenta vários desafios, e deve se esforçar muito para obter sucesso. Nós judeus, até quando não tivemos um Estado nosso, fomos sempre uma minoria e tivemos de nos esforçar ao máximo e usar muito o engenho. Acho que isto foi a base da nossa criatividade e do nosso progresso em Israel, e agora, vejo o mesmo empenho na comunidade árabe local.

Produzido por CMC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visite a nossa loja, veja as promoções, assine,contribua e concorra a uma viagem à Terra Santa,participe! Dispensar