O sim de Maria e a misericórdia de Deus

Neste sábado, 23 de junho, a Basílica da Anunciação que acolhe uma riqueza de expressões artísticas de todo o mundo com as diversas representações da Virgem de Nazaré nas diferentes culturas, ganhou um novo vitral.

Em cada representação, uma história de fé. Este novo trabalho artístico foi trazido do Brasil pela Fazenda da Esperança e representa o Sim de Maria e a Misericórdia de Deus.
A Basílica da Anunciação acolhe uma riqueza de expressões artísticas de todo o mundo com as diversas representações da Virgem de Nazaré nas diferentes culturas. Cada representação uma história de fé. Neste sábado, 23 de junho, a Basílica ganhou mais um vitral.

Este novo trabalho artístico veio do Brasil trazido pela Fazenda da Esperança, e representa o Sim de Maria. A obra realizada pelo vitralista Lorenz Heilmair em parceria com Frei Pedro Pinheiro representa, também, a misericórdia de Deus. Com a presença de Frei Francesco Patton, Custódio da Terra Santa, Dom Mário Rino Sivieri, frei Bruno Varriano, reitor do Santuário e vários sacerdotes, frei Hans, fundador da Fazenda da Esperança, abençoou o novo vitral .
O dia começou com a celebração da missa na Basílica superior. O grupo também teve um momento especial participando do Angelus na Gruta do Anúncio do Anjo a Maria.
Para o Custódio da Terra Santa, o vitral recorda o mistério da Encarnação na perspectiva da Misericórdia, porque o mistério da encarnação nos lembra que Deus chegou perto de nós para nos salvar e pediu a colaboração livre, pessoal e voluntária da menina de Nazaré, que é a virgem Maria.

FR.FRANCESCO PATTON, ofm
Custódio da Terra Santa
É um gesto muito belo de frei Hans da fazenda da Esperança, que quis doar este vitral para a basílica de Nazaré, com a idéia, com a intenção de colocar sob o manto de Maria, a rainha e mãe da misericórdia, todos os que mais necessitam. Também é importante lembrar que, quando obtemos misericórdia, aprendemos a ser misericordiosos. É assim que nos tornamos perfeitos como nosso Pai é perfeito em misericórdia

FREI HANS STAFEL
Fundador da Fazenda da Esperança
Nós celebramos 35 anos da nossa existência e hoje, deixar aqui um vitral que fala de tantas graças que recebemos de N. Senhora, é como dizer muito obrigado e confiar a ela toda a juventude e a humanidade que está sem esperança. Então, para mim é uma alegria poder dizer a humanidade, experimente a misericórdia de Deus. Experimente este pai que nos ama imensamente e você encontrará toda a felicidade que muitos buscam nas coisas humanas e nunca vão encontrar. Só Deus pode nos realizar.

NELSON GIOVANELLI
Fundador da Fazenda da Esperança
Na experiência com os freis descobrimos uma forma de agradecer ao Senhor pelos 35 anos da fazenda da esperança, e não somente trazendo um sinal externo mas, um sinal construido por todos os jovens que um dia tiveram contato com a fazenda da esperança e deste carisma, da esperança, fizeram de alguma maneira a experiência de Maria que, na sua fragilidade responde ao Senhor com o seu sim.
Aquilo que aconteceu há 2000 anos não é uma história, é uma realidade que se atualiza todas as vezes que um jovem, um familiar, entra em contato com a fazenda, com o carisma, porque de novo se encarna o Verbo na vida deles.

Para Lorenz, o vitral, além de ter o seu apelo artístico através da sua apresentação, fala sobre o carisma da fazenda.

LORENZ HEILMAIR
Vitralista da Fazenda da Esperança
Na parte superior temos a representação da Anunciação do Sim de Maria, na parte inferior está representada a realidade da Fazenda da Esperança. A figura central é a humanidade que é abandonada, desprezada, frágil com os seus problemas representada por um indigente, mas que, em um determinado momento, quando mostra a sua mão, se revela como sendo Jesus e tudo aquilo que fizerem para os mais fracos, vocês farão para mim… e é isso que acontece na fazenda.

A Fazenda Esperança hoje conta com 3 mil membros e já acolheu mais 30 mil jovens de todo o Brasil, como também nas 22 casas em vários países. Este vitral tem também a participação de Collin, um dos recuperados na fazenda.
Neste processo eu experimentei tantas coisas boas e uma delas foi trabalhar com a arte… Quando a gente vê um vitral surgindo, a gente nasce junto com ele… O papa Bento XVI em uma visita a Fazenda, deixou para nós um pedido; para que fossemos os embaixadores da esperança e levássemos a esperança em todos os lugares do mundo e aqui foi uma experiência de dar uma resposta de amor a este pedido, trazer aqui este vitral que representa a Encarnação de Jesus também na fazenda.

Mas as emoções do dia não terminaram durante o dia; foram até a noite, com a participação na fiaccolata conduzida por frei Bruno Varriano.

FREI BRUNO VARRIANO
Reitor da Basilica da Anunciação.
O vitral que chegou da Fazenda da Esperança é essa humanidade visitada, essa humanidade que experimenta a misericórdia e, o dia todo nós tivemos contato com estas maravilhas e, por isso hoje, este dia para nós é, mais uma vez o projeto de Deus que se torna realidade. Porque para Ele nada é impossível. E hoje, aqui de novo, nós podemos tocar a alegria da encarnação do Verbo na alegria destes jovens que estão aqui, na alegria dos religiosos que receberam o presente. Nazaré hoje foi visitada de novo com a presença e a fé destes jovens.

Produzido por CMC

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Visite a nossa loja, veja as promoções, assine,contribua e concorra a uma viagem à Terra Santa,participe! Dispensar