Recordar do dom de Deus

Em 15 de julho de 1949, durante o período Cruzado, a Basílica do Santo Sepulcro foi consagrada. A data é importante até hoje para que possamos fazer memória deste verdadeiro “dom de Deus”.

A Basílica do Santo Sepulcro é, desde sempre, o coração do cristianismo. Em quinze de julho é celebrado o aniversário de sua consagração durante período cruzado, momento em que adquiriu a mesma estrutura arquitetônica que pode ser admirada até os dias de hoje.

O primeiro edifício constituído pela Anastasis, pelo Gólgota e pela grande basílica com cinco naves – conhecida como Basílica do Martírio, em referência ao testemunho de Cristo com seu sangue – foi realizado por Constantino e consagrada em 335.

Ocorreram sucessivas destruições causadas por terremotos e incêndios ao longo dos séculos até que os cruzados, que conquistaram Jerusalém em 1099, empreenderam as obras de reconstruções das igrejas da Terra Santa, começando pelo Santo Sepulcro.

A consagração da nova basílica ocorreu 50 anos depois, em 15 de julho de 1149.

Fr. GIUSEPPE GAFFURINI, ofm
Cantor Basílica Santo Sepolcro 
“Fazer a memória da dedicação desta igreja é, antes de mais nada, recordar um dom de Deus: Ele nos reserva este lugar, preciosíssimo e único, que custodia os principais acontecimentos da vida de Jesus: sua paixão, morte e ressurreição, principais mistérios de nossa fé.

Uma dedicação que celebra não somente o dom de Deus mas o empenho dos freis franciscanos no custodiar – desde 1342 – este local!

Fr. GIUSEPPE GAFFURINI, ofm
Cantore Basilica Santo Sepolcro
“Neste ano a Festa da Dedicação, a festa da consagração deste lugar, é enriquecida por um espaço que está quase pronto, o chamado cárcere de Cristo. Daqui a poucos dias, poderemos ver este local que os arqueólogos indicam como o mais antigo de todo o complexo e que dá acesso ao piso da época constantiniana”.

Produzido por CMC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visite a nossa loja, veja as promoções, assine,contribua e concorra a uma viagem à Terra Santa,participe! Dispensar