Os olhos de todos voltados para o céu

Água em Marte; o mais longo eclipse lunar do século: em Jerusalém uma oportunidade de encontro entre Ciência e Fé.

Um mês de julho rico em beleza e descoberta no sistema solar…

Que culminou com um grande anúncio: Em Marte, há um lago subterrâneo de água em estado líquido. Estas são as conclusões das investigações lideradas por Roberto Orosei, do Instituto Nacional de Astrofísica e outros centros de pesquisas e universidades italianas, incluindo a Agência Espacial Italiana.

Na noite do dia 27 de julho, milhões de pessoas em todo o mundo olharam para o céu a fim de contemplar a beleza do mais longo eclipse lunar do século. Um fenômeno raro: Juntos, a Lua, em alinhamento com o brilhante planeta Marte.

Fotografias e vídeos foram compartilhados com grande entusiasmo… Na Terra Santa, Stefano Cattolico, doutorando em Astrofísica, pesquisador na Universidade Hebraica de Jerusalém, conta-nos sobre esta experiência vivida nestes dias.

STEFANO CATTOLICO
Doutorando em Astrofísica
Certamente a descoberta de um lago em Marte é uma grandíssima descoberta, especialmente pela confirmação de que existe água em estado líquido. Uma grande descoberta que abre caminho, digamos, para um aprofundamento sobre este planeta.

STEFANO CATTOLICO
Doutorando em Astrofísica
O eclipse é um encanto antigo e, este foi especial, porque tínhamos um avermelhamento total da lua, tão vermelha que quase parecia uma pequena irmã de Marte. Assim, com grande orgulho, vivi esta experiência em Jerusalém, que é uma cidade maravilhosa; é uma cidade rica em cultura, espírito e também em ciência.

Da contemplação do céu ao trabalho de pesquisa na Universidade.

STEFANO CATTOLICO
Doutorando em Astrofísica
Eu colaboro em um centro de pesquisas junto ao departamento de física da Universidade Hebraica de Jerusalém, na seção de astrofísica teórica. Estou envolvido na simulação de sistemas planetários que, de alguma forma, nos permitem entender melhor o nosso sistema em suas origens.

STEFANO CATTOLICO
Doutorando em Astrofísica
É uma belíssima universidade, possui um campus muito avançado e, acima de tudo, tem uma antiga tradição relacionada aos fundadores, entre eles, Albert Einstein. É muito legal andar pelos vários jardins do campus e ver as reproduções de Albert Einstein, há até uma estátua dele, de bicicleta, por exemplo. Isso torna a universidade importante e prestigiosa.

Mas para um pesquisador em Jerusalém, a cidade santa para as três religiões monoteístas, é também uma oportunidade de encontro entre a ciência e a fé?

STEFANO CATTOLICO
Doutorando em Astrofísica
É uma experiência maravilhosa, uma experiência que toca as cordas do espírito. Uma experiência de compartilhamento e um grande ensinamento de como essas religiões conseguem coexistir umas com as outras; de como nós, cristãos, podemos de alguma forma nos aproximar dos lugares sagrados da nossa história e da nossa religião. É uma cidade que me fascinou; espero poder continuar e poder retornar, seja como peregrino, ou quem sabe, como futuro homem da ciência.

Produzido por CMC

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Visite a nossa loja, veja as promoções, assine,contribua e concorra a uma viagem à Terra Santa,participe! Dispensar