“Os sentidos da Terra Santa”: paisagens e olhares sobre a terra de Jesus


Vamos iniciar esta aventura de explorar a Terra Santa através dos nossos cinco sentidos. Começamos aqui pelo deserto da Judeia. Uma paisagem árida, seca, que vem a nossa mente quando pensamos no Oriente Médio ou na Terra Santa. Contudo, vamos descobrir, o colorido, a diversidade desta terra que deixa marcas em nossa história e nosso coração.

Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão. Espiritualmente, são a janela da alma. Nenhum lugar poderia ser melhor que a Terra Santa para experimentarmos esse sentido. Os cenários com suas belezas próprias nos levam a saber o que Jesus viu com seus próprios olhos quando por aqui esteve.

A Terra Santa está localizada entre o Rio Jordão e o Mar Mediterrâneo. A área se estende pelos territórios de Israel, Cisjordânia, Jordânia e Palestina. Muitos dos acontecimentos da história do povo judeu e do cristianismo aconteceram em regiões israelenses, que possui uma área total de 27.800 km². É fácil olhar para o deserto e imaginar a caminhada do povo hebreu por 40 anos. As áreas desérticas estão, em maior parte, ao sul do país. Avançando, por exemplo, pelo deserto da Judeia, se chega a Jericó. A cidade da Palestina está a 240 metros abaixo do nível do mar.

Banhado pelo Mar Mediterrâneo, Israel faz os olhos brilharem diante da beleza das praias de Haifa, Tel Aviv – o maior centro econômico do país – e Jaffa. Nesta última, diversos acontecimentos bíblicos, inclusive da vida de Pedro. Relatos da vida do apóstolo são recordados na Igreja de São Pedro e Cidade Velha de Jaffa, que possui um porto marítimo considerado o mais antigo do mundo. Daqui foi desembarcada a madeira de cedro do Líbano, usada na construção do Templo na época de Salomão e Zorobabel.

Ao norte, nascem as montanhas, como as cadeias do Monte Carmelo. Os córregos que acompanham a cordilheira mantêm a região verde por quase todo o ano. Entre as montanhas da Galileia e da Samaria, o Vale de Jezrael, a região mais agrícola de Israel. A vista do Monte do Precipício, em Nazaré, da histórica cidade de Megiddo ou do Monte Tabor atesta essa fertilidade. A agricultura em Israel é um dos aspectos econômicos mais desenvolvidos. Apesar de mais da metade do país ter solos desérticos, o sistema de irrigação é um dos mais avançados do mundo.

“É bom ficarmos aqui”, afirmou Pedro durante o evento da Transfiguração de Jesus. Palavras que brotaram da experiência vivida no Monte Tabor e hoje também podem ser emitidas por quem contempla o lugar.

Fr. RICARDO BUSTOS, ofm
Convento da Transfiguração – Monte Tabor

“Para quem vem à Terra Santa como peregrino, faz a subida e chega com seus problemas, dificuldades, angústias e tantas coisas que não sabe como pensar, o Monte Tabor nos chama a nos aproximarmos de Jesus. Como disse o Pai: ‘Escutai-O! Este é o meu Filho’. A experiência da peregrinação é, sobretudo, ouvir a Deus na própria na vida. (…) Jesus ensina os apóstolos que, acima de tudo, está Deus e Ele é o único que pode dar a resposta definitiva a cada coisa.”

A montanha nas Sagradas Escrituras é sempre um lugar da revelação de Deus. Como foi com Moisés no Horeb e aqui no Monte Tabor, onde Jesus se transfigura aos discípulos e estes proclamam que é bom estar aqui. Mas agora é hora de descer e explorar novos caminhos, novas paisagens.

Jerusalém, a cidade ícone da Terra Santa, onde se avista o desfile da diversidade em meio às ruas da Cidade Velha. Do Monte das Oliveiras, a suntuosa cúpula dourada do Domo da Rocha – o lugar mais importante para os muçulmanos. No local, estava o antigo templo de Jerusalém e, exatamente ao lado, o Muro das Lamentações, parte que subsistiu do templo e pertencente aos judeus.

Uma terra cheia de sentidos e significados. Os sentidos da visão que explora cada contorno deste lugar. Contudo, o sentido maior: fazer a experiência com o Santo da terra

Produzido por CMC

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Visite a nossa loja, veja as promoções, assine,contribua e concorra a uma viagem à Terra Santa,participe! Dispensar