O Cenáculo

O CENÁCULO foi cenário de vários e importantes eventos bíblicos. Ali houve a Instituição da Eucaristia, durante a Última Ceia.; do sacerdócio; do lava-pés; do sacramento da reconciliação ; do Pentecostes (nascimento da Igreja); da aparição de Jesus ressuscitado aos apóstolos… todavia está nas mãos dos judeus que permitem visitas…
Do início do século 12 até meados do séc. 16 os guardiães do Cenáculo eram os franciscanos, quando foram expulsos pelos muçulmanos, que transformaram o lugar em mesquita.
Na guerra de 1948 os judeus tomaram o lugar dos muçulmanos. Hoje todos tem acesso, mas não para celebrar. Só visitar. Por isso, encostado ao prédio, os franciscanos construíram o Cenaculino, onde celebramos (vide fotos).
Os Judeus veneram no andar térreo do Cenáculo a tumba do rei Davi. Mas isso não corresponde à verdade. Nunca foi achado o lugar onde teria sido enterrado o Rei mais amado pelos judeus. O que existe alí, é um lugar transformado em sinagoga, é um Cenotáfio, isto é, um memorial de origem cristã introduzido pelos Cruzados, em homenagem a alguém cujos restos mortais são desconhecidos.
Hoje é um pretexto para não devolverem o local, que por direito nos pertence…

Frei Jorge Hartmann

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Visite a nossa loja, veja as promoções, assine,contribua e concorra a uma viagem à Terra Santa,participe! Dispensar