“Os sentidos da Terra Santa”: os sabores e aromas da terra em que corre leite e mel

Na terra em que corre leite e mel, a experiência da fusão entre o olfato e o paladar nos leva a saborear a realidade multi-cultural da Terra Santa: comidas, temperos, o odor das flores no árido deserto, a acentuada salinidade do Mar Morto que tempera a paisagem de mar e areias.
Ao sul, grandes áreas desérticas do país. Ao norte solos férteis, permeados por abundantes atividades agropecuárias. Como este kibbutz, como são chamadas as comunidades agrícolas, voltado para a produção de leite. O processo de ordenha começa de madrugada. Cada animal, produz até 60 litros de leite por dia. Avi Lin domina a dinâmica do trabalho neste kibbutz. AVI LIN Administrador – Kibbutz Afula “Aqui nós fazemos crescer os nossos animais. Se você olhar para este lado, pode ver que os bezerros de 2 meses de idade, que nós colocamos nas pequenas casas de bebê.
Depois, os retiramos destas casas e colocamos junto a um grupo maior de vacas, de maneira a crescerem somente junto às fêmeas, pois nós não mantemos os machos aqui. Neste lado, temos os bezerros bebendo somente o leite e, depois, nós os movemos, de acordo com sua idade, para outros lugares.” Em Jerusalém, às quintas-feiras, é muito comum famílias judias fazerem compras no Mahane Yehuda Market – o mercado judeu da cidade, em preparação ao Shabbat Shalom.
O dia sagrado dos judeus inicia no pôr do sol de sexta-feira e termina no pôr do sol de sábado e renova a antiga tradição judaica de reunir as famílias em torno da mesa. MNOHA YERET Jerusalém “Eu venho a este mercado desde que sou criança, quando eu tinha em torno de seis ou sete anos e minha mãe me trazia. Agora, eu faço minhas próprias compras aqui, que incluem frutas, vegetais e peixes. Todas as coisas necessárias para o Shabbat Shalom.” Ainda em Jerusalém, nas proximidades do portão de Damasco, na Cidade Velha, o mercado de intensa movimentação traz o gosto da cultura árabe.
O marcante café árabe, seu cheirinho e sabor marcante em cada manhã é amplamente apreciado. AYMAN ZAKARIA KHAMIS MA’ATOUK Proprietário loja de café “Nosso comércio é dos tempos dos mais velhos da família, ou seja, dos anos 50. E continuamos na mesma linha desde então. Vendemos diferentes qualidades de café. Vendemos um café mais leve com a erva cardamom. (…) O café é geralmente vendido conforme o pedido do cliente, com ou sem cardamom. As pessoas, em sua maioria, compram os grãos misturados: dois terços menos torrados e um terço do mais escuro, com ou sem cardamom, o que dá um sabor especial, desde que o produto final não fique azedo nem amargo.” Ah, o pão… um dos alimentos fundamentais tanto da cultura árabe como da judaica.
Na tradição judaica, o pão está intimamente ligado à história de Israel e ao ciclo das produções agrícolas. Entre os árabes, há o costume de se comer o chamado pão pita com homus, feito com grão-de- bico.
Os doces árabes também são outra iguaria tradicional, como o knafeh. E para atrair a cliente vale até construir uma montanha de especiarias. É outro traço da culinária árabe. YAACOUB IZZEDDIN AL-SHEIKH QASSEM Proprietário loja de temperos “Temos em nossa loja uma grande variedade de especiarias. O primeiro dele é o zahtar, usado com pão pita, no café da manhã. Temos mais de 80 tipos de temperos. As especiarias são usadas para cozinhar legumes, arroz, carne, maklubeh (um prato oriental), misturado com canela em pó e, às vezes, com cardamom.
” Em tantos trechos do Evangelho, vemos Jesus falando sobre alimentos, ou Dele próprio, como o Pão da Vida. Jesus nasceu em Belém, em hebraico, a “Casa do Pão”: o Verbo encarnado se dá como alimento por meio da Eucaristia. Na terra em que mana leite e mel, o Sacramento do Amor nos leva ao banquete do Cordeiro de Deus e a exalar para o mundo o bom odor de Cristo.
Produzido por CMC
Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Visite a nossa loja, veja as promoções, assine,contribua e concorra a uma viagem à Terra Santa,participe! Dispensar