Peregrinações Quaresmais entre o sofrimento e a Ressurreição


Segue a caminhada até à Páscoa da Ressurreição. Na terceira etapa das peregrinações quaresmais aos lugares da Paixão de Jesus, os frades franciscanos celebraram a Santa Missa na Capela da Flagelação.

Restaurada pelo arquiteto Barluzzi entre 1927 e 1929, a Capela apresenta três vitrais que recordam os primeiros momentos em que Jesus recebeu a Cruz: a flagelação, Pilatos que “lava as suas mãos” e a escolha de Barrabás como o prisioneiro a ser libertado.

Na homilia, o Fr. Ramzi Sidawi, Ecônomo da Custódia quis sublinhar como se podem verificar duas imagens de Jesus: a primeira, mais clara, a segunda, um pouco mais escondida. Por um lado, Jesus sofre, é condenado, flagelado, coroado de espinhos – afirmou – por outro lado, através da Palavra do evangelista, pode-se ver um Rei.
Trata-se de um Rei especial cujo Reino não é deste mundo.

Fr. RAMZI SIDAWI, ofm
Ecônomo Custódia Terra Santa
Esta peregrinação recorda o Mistério que não lemos no Evangelho, e o Evangelho é Palavra de vida para hoje, não é uma Palavra do passado. Assim, nós vivemos, revivemos e concebemos esse mistério para a nossa vida, hoje, nesses lugares.

Betânia, desde sempre venerada, foi a quarta etapa desta peregrinação. “Casa da Amizade” entre a família de Lázaro e Jesus, é um oásis onde Jesus anunciou: “Eu sou a Ressurreição e a Vida”. Daqui nascem duas palavras: amizade e vida.

Fr. RAMZI SIDAWI, ofm
Ecônomo Custodia Terra Santa
Estas duas palavras nos levam à criação em que Deus nos deu a vida, nos criou como seus amigos, à sua imagem. Como amigo, Deus passeava com Adão e essa amizade foi perdida com o pecado: o pecado original. Mas Deus veio restaurar essa amizade e levá-la à plenitude.

Seguindo uma antiga tradição, os freis franciscanos foram depois para o Monte das Oliveiras. Rezaram antes na Capela da Ascensão, onde segundo a tradição, foi o lugar onde Jesus ascendeu ao Céu.

Por fim, foram diretamente à Igreja do “Pater Noster”, o lugar onde o próprio Jesus Cristo ensinou os discípulos a oração do Pai-Nosso.

Produzido por CMC

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Visite a nossa loja, veja as promoções, assine,contribua e concorra a uma viagem à Terra Santa,participe! Dispensar