Palestina e a França… à mesa!

IZZELDIN NAQSHBAND
Chef – Sacred Cuisine
“Estamos levando produtos orgânicos frescos do mercado de Jericó. Nós vamos fazer “somi muskhan”, ou seja, ‘muskhan vegano’. Vamos usar cogumelos locais, berinjela, muita cebola, summak e azeite. Vamos cozinhar com um chefe francês, do agricultor para a mesa.
Mal posso esperar para ver o que acontece…”

Existe uma comida que salva, uma que alimenta e uma que consola. Existe uma comida contemporânea e existe a tradição. E também um alimento internacional que projeta nos pratos o encontro dos mundos locais. Uma semana para saborear tudo isso.

E em Jericó, considerada a cidade mais antiga do mundo, a semana anual da gastronomia francesa na Palestina foi organizada pelo instituto francês em Jerusalém e pelo Consulado Geral da França.

IZZELDIN NAQSHBAND
Chefe – Cozinha Sagrada
“Cozinhar pode ser fascinante porque todos usamos os mesmos ingredientes, se trata somente de técnica, estilo e do paladar.
Então, quando tem dois chefes de diferentes partes do mundo, sempre há espaço para a fusão e novas idéias podem acontecer.
É muito emocionante…a melhor receita pode vir da improvisação do momento.”

STEPHANE BRETTE
Chefe cozinheiro, servente
“Para mim não é uma coisa religiosa ou mística da natureza….mas está voltando à simplicidade das coisas.
Não sei se você percebeu como se come constantemente no mercado…quem produz; até os nossos dois magníficos carroceiros…sempre comendo.”

STEPHANE BRETTE
Chefe cozinheiro, servente
“Não fazemos isso quando estamos em um mercado normal…queremos comprar, não comer. Aqui, ao contrário, a natureza convida a comer o dia todo…”

Cores, sabores, fragrâncias, tradição e inovações. Assim, entre as pequenas ruas do mercado de Jericó, um passeio, em particular permite ao visitante saborear produtos locais em uma viagem que leva diretamente do produtor até a mesa…

ASHRAF BAKRI
Pousada Auberg – inn – Jericó
“Na realidade é a primeira vez que participamos deste programa, em Jericó, e queremos tentar definir algo de diferente hoje.
A ideia é levar as pessoas a um viagem, mostrando diferentes aspetos da produção alimentar a partir do sistema de irrigação, do aqueduto, visitando fazendas locais, famílias locais que produzem os seus próprios produtos e recolhendo de cada lugar o ingrediente fresco,o ingrediente da estação disponível.”

MAHMOUD KUHAIL
Cultivador orgânico
“Queríamos produzir algo palestino para o mercado pelestino. E se for produzido em todos os lugares, porque não fazê-lo aqui?
Produzimos 100 toneladas por ano, úteis para cobrir todo o mercado da Cisjordânia e Gaza. Então, vamos falar sobre a cobertura auto-suficiente do cultivo de cogumelos nos mercados palestinos.”

Não é só um encontro de cores e sabores…mas uma fusão entre pessoas de diferentes culturas.

STEPHANE BRETTE
Chefe cozinheiro, servente
“O trabalho da criação começa junto porque não há nada de mais jubilar e alegre do que comer.”

Produzido por CMC

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Visite a nossa loja, veja as promoções, assine,contribua e concorra a uma viagem à Terra Santa,participe! Dispensar