Em maio, na casa de Maria em Nazaré

Em Maio, a vida após o longo inverno, recomeça: neste mês, em todo o mundo, a Igreja recorda Maria, a mãe de Jesus. Em particular modo, é em Nazaré, local da Anunciação, que os peregrinos chegam para recordar um evento que mudou o curso da história.

Pe. BRUNO VARRIANO, ofm
Guardião Basílica da Anunciação – Nazaré

“Todo ano em Nazaré é especial pela devoção à Virgem Maria com a procissão de velas, as missas, os peregrinos que passam. Porém o mês de maio é especial porque também os cristãos locais rezam o terço todos os dias e há também uma missa muito frequentada: a basílica está cheia; realmente muitos paroquianos vem para celebrar o mês de maio junto com os peregrinos que passam e que celebram”.

Pensar em Nazaré e nos lugares marianos na Terra Santa nos faz pensar naqueles que conservam esses lugares – os frades franciscanos da Terra Santa – e o seu carisma.

Pe. BRUNO VARRIANO, ofm
Guardião Basílica da Anunciação – Nazaré

“São Francisco idealizou o Angelus e nós estamos precisamente no lugar do Angelus. Aqui nós Frades Menores rezamos todos os dias na gruta, no local da Anunciação, o Angelus, que é uma tradição franciscana, a pérola da tradição franciscana. O Angelus, em seguida, se espalhou por todo o mundo, em toda a igreja”.

Os frades menores franciscanos cuidam dos lugares marianos mais visitados da Terra Santa: a gruta da Natividade e a Gruta do Leite em Belém; a Basílica da Visitação em Ein Karem; a Basílica da Anunciação e da Nutrição em Nazaré. Esses locais precisam de ajuda e apoio, especialmente o lugar da Anunciação.

Pe. BRUNO VARRIANO, ofm
Guardião Basílica da Anunciação – Nazaré

“A Gruta está sento restaurada. Podemos dizer que a intervenção funcionou. Mas devemos continuar, porque é muito importante o lugar da anunciação. Podemos dizer que se está trabalhando, mas precisamos de ajuda, não só para a gruta, mas também para o presbitério da Basílica. Em 2016, a Basílica da Anunciação vai sediar o Dia Mundial dos Enfermos por isso precisamos melhorar construindo o elevador para deficientes”.

A Associação pro Terra Sancta, a ONG da Custódia da Terra Santa, lançou este mês uma campanha de coleta de fundos para as basílicas marianas: no site www.proterrasancta.org estão disponíveis todas as informações para as várias oportunidades de doações.

Pe. BRUNO VARRIANO, ofm
Guardião Basílica da Anunciação – Nazaré

“Queremos tornar a casa da Virgem Maria sempre mais bonita mais acolhedora, um lugar para os peregrinos, lugar dos cristãos locais, para que todos possam se sentir acolhidos na casa de Mãe. Então: ajude-nos, é um apelo! Os projetos existem, o trabalho também”. Ajude-nos! Nós daqui rezamos, mas também vocês nos ajudem com suas orações”.

Produzido por CMC

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Visite a nossa loja, veja as promoções, assine,contribua e concorra a uma viagem à Terra Santa,participe! Dispensar