“Fazei tudo o que ele vos disser”

Kefar Cana é o nome da aldeia árabe que está a 8 quilômetros de Nazaré, onde aconteceu o primeiro milagre de Jesus, e que ficou conhecido em todo o mundo através dos evangelistas.

O santuário ficou repleto neste domingo 20 de janeiro,dia em que a igreja celebra as Bodas de Caná. Com esta festa, celebramos o início da vida publica de Jesus

A igreja atual é de 1881 e foi construída sobre as ruínas da igreja bizantina e a igreja dos cruzados.

FREI. HAITTHAM YALDA HANNO, ofm
Pároco de Caná

Aqui, neste lugar santo, Jesus Cristo esteve com seus discípulos e com Maria sua mãe, em uma festa de matrimônio. Este fato bíblico nos faz crescer na fé, porque é o lugar do primeiro milagre, a primeira maneira pela qual Deus tornou conhecido o seu filho. A transformação da água em vinho é uma mensagem para nós hoje, para o crescimento da nossa fé. Desta igreja saiu uma nova luz e neste lugar Jesus também abençoou o sacramento do matrimônio.

A missa foi presidida por Frei Francesco Patton, Custódio da Terra Santa e concelebraram frei Bruno Varriano reitor da Basílica da Anunciação e guardião do santuário de Caná, frei Ramzis Sidawi do economato da Custódia juntamente com freis da Galileia e padres das comunidades locais.

A homilia do padre Custódio, foi lida em árabe por frei Ramzis : Que ressaltou o contexto em que Jesus fez o primeiro milagre, o primeiro sinal da sua via pública e acontece em uma festa de casamento. Ao longo do Antigo Testamento, o símbolo do casamento é um dos mais adequados para expressar o tipo de relacionamento que Deus quer estabelecer com o seu povo e com toda a humanidade. O fato da água transformada em vinho mostra que, se Jesus não intervem, a nossa vida se transforma em um fracasso. Mas se ele estiver presente ele pode fazer renascer uma comunidade, florescer um casamento, uma família, um amor que está acabando.

Ainda na homilia um terceiro aspecto foi ressaltado no relato de São João, que é a presença de Maria. Ela está atenta, como sempre, ao que está acontecendo. É ela quem percebe que o vinho está acabando e ainda é ela que vai aos servos e lhes diz: ” Fazei tudo o que ele vos disser”. É assim que Maria, continua presente na Igreja, nas nossas comunidades, nas nossas famílias e na vida de cada um de nós.

Os casais que estavam na celebração puderam renovar os seus compromissos no dia do sacramento do matrimônio.

Uma festa que reuniu os cristãos locais e também muitos peregrinos que passaram pelo santuário.

FREI. HAITTHAM YALDA HANNO, ofm
Pároco de Caná

Em 2018, peregrinos de todo o mundo vieram aqui. Aqui nesta igreja eles vêm também para receber as bençãos do casamento. Hoje na Eucaristia, confiamos a nosso Senhor Jesus Cristo o ano 2019, e dizemos a todos os cristãos do mundo que não tenham medo, porque a terra santa espera por você, Venha fazer a sua experiência, tocar as raízes da sua história cristã e levar essa experiência para suas famílias.

Produzido Por CMC

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Visite a nossa loja, veja as promoções, assine,contribua e concorra a uma viagem à Terra Santa,participe! Dispensar