Gruta da Anunciação: Onde a história cristã do mundo começou

Durante séculos, Nazaré está no coração dos peregrinos, é a cidade que preserva o local, a memória do encontro entre o Arcanjo Gabriel e a Virgem Maria.

As escavações conduzidas pelos frades franciscanos, identificaram a área ocupada pelo antigo vilarejo que, a urbanização medieval e moderna, incorporou ao interior da vasta Nazaré atual.

A atual basílica de Nazaré foi construída nos anos 1960-69 e consagrada em 25 de março de 1969. Foi construída de acordo com o projeto do arquiteto Giovanni Muzio, em concreto armado com revestimento externo de pedras do local. O interior possui duas igrejas sobrepostas: a igreja superior é dedicada à exaltação da Virgem, Mãe de Deus, feito homem, enquanto a inferior, com o estilo de uma cripta, abriga a habitação da Sagrada Família.

Na quarta-feira, 25 de março, foi celebrada a solenidade da Anunciação do Arcanjo Gabriel a Maria. Na missa, presidida por S.E. Mons. Pizzaballa, Administrador Apostólico do Patriarcado Latino de Jerusalém, concelebrou – em número reduzido, segundo as indicações das autoridades civis – o Reitor da Basílica, Frei Bruno Varriano, frades da comunidade franciscana de Nazaré e padres do Patriarcado Latino.

Na Homilia, o Administrador Apostólico fez duas considerações: a primeira é acreditar que nada é impossível para Deus, a segunda, é o que “devemos aprender com a Virgem Maria, igualmente importante, a aceitar entrar no tempo da gestação, no tempo de paciência, de silêncio e de espera”.

S.E. Mons. PIERBATTISTA PIZZABALLA, ofm
Administrador Apostólico – Patriarcado Latino de Jerusalém
“Estamos vivendo momentos difíceis, de grande desorientação, e não podemos interpretar esse momento. E aqui, nesta gruta, neste lugar, a Virgem Maria com o seu “sim” nos dá uma indicação muito importante; também ela, se viu diante de algo repentino e inesperado, mas teve fé: disse “sim” a algo inesperado, colocando seu coração nas mãos de Deus. Aqui, também devemos fazer isso: colocar nosso coração , nossas expectativas, tudo, nas mãos de Deus e confiar Nele, como ela o fez.”

Ao meio-dia, horário local, um novo momento de oração na gruta. Mons. Pizzaballa convidou todos a se unirem em oração pelo mundo inteiro, recitando o Pai Nosso, conforme solicitado pelo Papa Francisco.

S.E. Mons. PIERBATTISTA PIZZABALLA, ofm
Administrador Apostólico – Patriarcado Latino de Jerusalém
“A história cristã começou aqui e se espalhou por todo o mundo, então, creio que seja bom que o mundo inteiro se reuna hoje, em torno do Papa, mas também aqui, em Nazaré, onde tudo começou, para unirmo-nos, neste momento difícil, em oração ao Pai, justo aqui, onde Nossa Senhora disse “sim” ao Pai. Neste momento quero rezar, antes de tudo, por nossa Igreja aqui, a Igreja de Jerusalém, que está espalhada por todo o território da Terra Santa, porque também nós, como muitos outros, estamos vivendo tempos difíceis, tanto pelo Coronavírus quanto por suas conseqüências, por aqueles que estão ficando sem trabalho, sem perspectivas: depositamos tudo no coração da Virgem, para que ela interceda junto ao Pai.”

Também Frei Bruno Varriano, Reitor da Basílica, falou sobre o “sim” de Maria e as palavras do Arcanjo Gabriel; “para Deus nada é impossível” e sublinhou outra mensagem importante: “Depois da Anunciação, a Virgem Maria dirigiu-se a Ein Karem, para servir sua prima Isabel, que tinha uma idade avançada. Nestes dias, devemos prestar atenção aos nossos idosos: devemos atendê-los, estar perto deles, dar-lhes esperança, estar atentos à sua saúde”.

Fr. BRUNO VARRIANO, ofm
Reitor e Guardião da Basílica da Anoncição de Nazaré
“Hoje também podemos viver essa espiritualidade e permanecer aqui no lugar da Luz do Mundo, onde o Verbo se fez carne, através de uma câmera ligada 24 horas por dia. Cristãos de todo o mundo podem assim orar no lugar da Encarnação do Verbo, na casa de Maria, e também acompanhar nossas celebrações, graças ao Christian Media Center e a muitas outras TV’s católicas do mundo. Estamos unidos nestes tempos difíceis mas, para Deus nada é impossível.”

Produzido Por CMC

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Visite a nossa loja, veja as promoções, assine,contribua e concorra a uma viagem à Terra Santa,participe! Dispensar