O Domingo de Ramos em Jerusalém

Também em Jerusalém, como em todo o mundo, a Semana Santa deste ano começa a portas fechadas

Na manhã de Domingo de Ramos, Mons. Pierbattista Pizzaballa, administrador apostólico do Patriarcado Latino de Jerusalém, entrou na Basílica do Santo Sepulcro junto com alguns poucos celebrantes e a comunidade franciscana que vive no seu interior.

O número de presentes era reduzido, mas o tamanho e a importância da celebração são os mesmos: a santa missa foi precedida pela procissão com os ramos ao redor do santuário da Edícula do Santo Sepulcro.

S.E. Mons. PIERBATTISTA PIZZABALLA, ofm
Administrador Apostólico do Patriarcado Latino de Jerusalém
“Como nas outras experiências dos últimos dias em que tudo está fechado, tudo está parado, há um aspecto positivo, mas também um aspecto negativo. O bom é que tudo está mais calmo, os ritmos são mais lentos, é possível apreciar a oração de uma maneira, talvez, mais profunda. Por outro lado, no entanto, ficamos divididos porque não há pessoas. Celebrar a Eucaristia sem a comunidade cristã é como celebrar uma Eucaristia “incompleta”, assim podemos dizer. É um modo muito estranho, muito diferente – para o qual estamos despreparados, devo dizer – para celebrar a Páscoa e a Eucaristia.”

Na igreja do Patriarcado Latino de Jerusalém, a missa em árabe a portas fechadas foi presidida por Mons. Giacinto Marcuzzo, transmitida ao vivo pelo Christian Media Center e seguida por milhares de fiéis, também pela TV Palestina.

Enquanto isso, nas ruas da cidade velha de Jerusalém, o Fr. Amjad Sabbara, pároco da paróquia de São Salvador, distribuía os ramos de oliveira e abençoava os fiéis do bairro cristão.

Fr. AMJAD SABBARA, ofm
Pároco da paróquia de São Salvador – Jerusalém
“O Senhor nos coloca de fronte a uma situação que Ele experimentou: Ele também estava no barco, no meio da tempestade. Mas penso que o ramo de oliveira, quando foi trazido pela pomba após o dilúvio, foi um sinal de que tudo não havia terminado: é o mesmo sinal que estamos dando hoje para começar a Semana Santa.”

GRAPHICS: Immagini di repertorio – Domenica delle Palme 2019

Neste dia recordamos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, antes de sua paixão e ressurreição. Visível a todos, está a procissão da multidão de peregrinos e cristãos locais que, todos os anos, refaz o caminho do Salvador desde o Santuário de Betfagé, descendo do Monte das Oliveiras, até Jerusalém. Esta é uma das maiores celebrações da Terra Santa, que reúne milhares de pessoas.

E, precisamente de Betfagé, os frades da Custódia da Terra Santa, nos enviam o vídeo da celebração realizada neste particular Domingo de Ramos.

Fr. IVAN TUČIĆ, ofm
Superior do Santuário de Betfagé
“Se não é possível para nós cristãos percorrermos esse caminho sagrado, penso que devemos seguir Jesus espiritualmente. Isso significa que a nossa vida cotidiana deve ocorrer diante dos olhos de Jesus.”

O Monte das Oliveiras ainda é o protagonista da tarde: Mons. Pizzaballa sobe ao santuário do Dominus Flevit, onde se recorda o pranto de Jesus pela cidade. Jerusalém está diante dos olhos de seu bispo que, ali, desejou realizar um momento particular de oração – do qual também participou Frei Francesco Patton, Custódio da Terra Santa – por todos aqueles que sofrem devido à pandemia de coronavírus.

Ao final da oração, o gesto mais emocionante: a bênção da Cidade Santa com a relíquia da Santa Cruz.

S.E. Mons. PIERBATTISTA PIZZABALLA, ofm
Administrador Apostólico do Patriarcado Latino de Jerusalém
“A cidade está fechada, o mundo está fechado: nós, devemos permanecer abertos. Antes de tudo com o coração, com as intenções, com as orações: a oração pode ir além dos limites do homem. Além dos limites interiores, próprios, pessoais: cada um tem as suas próprias barreiras. E também as barreiras físicas que, neste momento, nos são a causa de todas essas limitações. É a única maneira que temos: enquanto esperamos. Por que os cristãos celebram a esperança.”

Produzido por CMC

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Visite a nossa loja, veja as promoções, assine,contribua e concorra a uma viagem à Terra Santa,participe! Dispensar