Mar Morto: Histórias reveladas

Em meio ao deserto da judeia em Israel, um imenso lago de alta concentração de sal: é o Mar Morto. A cerca de 400 metros abaixo do nível do mar, ele está no ponto mais baixo do planeta.

Fr. FRÉDÉRIC MANNS, ofm
Studium Biblicum Franciscanum
“Sobre o Mar, o termo não aparece na Bíblia, a bíblia fala do Mar de sal e também de lago de asfalto, e a tradição muçulmanos fala de Lot, mas os rabinos baseando pela geografia e pela topografia de Israel, notaram que ao norte tem o lago da Galiléia, lago de Genesaré; aquele que é chamado o Mar da vida e ao sul temos o Mar Morto”.

Apesar do nome “Morto”… Muitos fatos bíblicos ocorreram nessa região. Histórias aparentemente ocultas, que se revelam na Sagrada Escritura. Muitos fatos bíblicos ocorreram bem próximo ao Mar, na cidade de Ein Gedi.

Fr. FRÉDÉRIC MANNS, ofm
Studium Biblicum Franciscanum
“A cidade En Gedi significa fonte da cabra, aqui tem dois textos importantes, primeiro Samuel 23, a luta de Saul o primeiro Rei de Israel e Davi. Saul em certo momento foi escolhido como rei, mas decepcionou a Deus e Deus mandou Samuel dar a notícia a Davi, então são dois reis de Israel no primeiro livro de Samuel 23. Depois temos o salmo 63 como título quando Davi se escondeu no deserto de En Gedi.

Pe. DANIEL NASCIMENTO
Studium Biblicum Franciscanum
“Primeiro livro de Samuel capítulo 23: ‘Davi sabendo que Saul tinha saído para lhe tirar a vida ficou no deserto de Zif’. Primeiro livro de Samuel capítulo 24: ‘Davi fugiu e foi viver nas cavernas de En-gedi.’”

Analogias e poesias em alguns livros da Bíblia se referem a este lugar.

Pe. DANIEL NASCIMENTO
Studium Biblicum Franciscanum
“Livro de Ezequiel capítulo 47: ‘por onde quer que esta água chegar tornar-se-á salobra e a vida desenvolver-se-á por toda parte onde ela chegar’posso”.

Fr. FRÉDÉRIC MANNS, ofm
Studium Biblicum Franciscanum
“O texto mais belo que narra este período é Ezequiel 47 descreve a nova cidade de Jerusalém como novo templo, debaixo do altar do templo surge uma pequena fonte de água, esta nascente se dirige para arava se transformando em um rio e pequenos peixes se encontram neste rio que vai na água salgada do Mar Morto. Cântico dos Cânticos 4, 1-4; na época de Salomão os Cânticos dos Cânticos tem uma tradição atribuída a este rei enviado ao En Gedi, que eram famosos naquele período. Depois o livro da Sabedoria 24,13 fala da sabedoria, a sabedoria tem diversas plantas e diversas flores eu sou como palma de En Gedi, a palma que era famosíssima, e também sabemos que em En Gedi tem um bálsamo famosíssimo e depois temos ao Sul a cidade de Sodoma e Gomorra”.

Além de En Gedi, outros locais ao redor do Mar Morto guardam histórias bíblicas

Fr. FRÉDÉRIC MANNS, ofm
Studium Biblicum Franciscanum
“Na Jordânia, da outra parte do lago, tem duas lugares importantes: Maqueronte local onde João Batista foi martirizado e temos o Monte Nebo onde Moisés morreu, por isso se diz que a Terra Santa continua também na Jordânia.”

Ao redor das densas águas, uma riqueza bíblica: histórias reveladas pela Sagrada Escritura guardadas pelo tempo e pelo Mar.

Produzido por CMC

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Visite a nossa loja, veja as promoções, assine,contribua e concorra a uma viagem à Terra Santa,participe! Dispensar