Nossa Senhora do Monte Carmelo

Uma cadeia de montanhas, de rocha calcária, a 564 metros acima do nível mar em seu ponto mais alto e que se estende cerca de 25 km em direção ao sudeste da cidade de Haifa, na Terra Santa. Este, é o Monte Carmelo.

Seu nome em hebraico significa “Monte da Vinha de Deus” é citado na bíblia como o local onde esteve o profeta Elias. É também o lugar do nascimento da Ordem Carmelita.

Fr. ATTILIO GHISLERI, ocd
Delegado Geral da Ordem dos Carmelitas Descalços – Israel
“Elias é quem domina um pouco a cena do Monte Carmelo, biblicamente, junto com a escola dos profetas, e a 3 km deste local abençoado, houve a primeiro comunidade, que teve a primeira regra do patriarca de Jerusalém entre 1204 e 1208.
Nós pegamos o nome do Monte Carmelo: Carmelitas do Monte Carmelo. Eu acho que é um fato único na história que uma ordem religiosa recebeu esse nome de uma montanha e não de um personagem específico”.

No Monte, estão o Convento e a Igreja Stella Maris, esta última, é uma obra neoclássica de 1823, e em sua cúpula há as citações bíblicas de Cântico dos Cânticos: “tua cabeça ergue-se sobre ti como o Carmelo… ” e Isaías 35: “o esplendor do Carmelo e de Saron”. Em seu altar principal uma imagem de Nossa Senhora do Monte Carmelo, erguida em cima da caverna identificada como sendo a do Profeta Elias. Nossa Senhora do Carmo, como também é conhecida é festejada no mês de julho.

Em 16 de julho de 1251, segundo a tradição da Ordem, a Virgem Maria apareceu a São Simão Stock e lhe entregou o escapulário dizendo: “O escapulário será para ti um privilégio, e quem morrer piedosamente revestido com ele será preservado do fim eterno”.

E aqui onde esta devoção começou uma missa foi presidida pelo Fr. Bruno Varriano Guardião da Basílica da Anunciação, na presença de poucos fiéis seguindo as recomendações para a não propagação do coronavírus.

Fr. BRUNO VARRIANO, ofm
Guardião e Reitor da Basílica da Anunciação – Nazaré
“Certamente este ano com poucos fiéis, porém existem alguns e para nós, realmente é uma dor. Quanto aos cristãos neste tempo, muitas vezes, foram privados da Eucaristia. Uma grande dor para os cristãos. Para nós pastores celebrarmos a Eucaristia sem o povo de Deus, sem os fiéis, sem nossos paroquianos, nossos peregrinos e realmente uma grande dor”.

Fr. MARWAN DI’DES, ofm
Pároco de Nazaré
“Os frades franciscanos de Nazaré para festa da Nossa Senhora do Carmelo vêm aqui para participar desta missa e para a nossa festa eles vão até nós e participam conosco.
Hoje ouvimos, Jesus na cruz, no evangelho que confia João a Maria e Maria para João, praticamente confia toda a igreja a Maria, e diz à igreja para pedir a intercessão de Nossa Senhora e que siga imitando sua mãe”.

Que Nossa Senhora do Carmo interceda a Deus pela humanidade que sofre diante deste momento difícil que o mundo vivi devido a pandemia.

Produzido por CMC

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Visite a nossa loja, veja as promoções, assine,contribua e concorra a uma viagem à Terra Santa,participe! Dispensar