Betânia, casa da amizade

Betânia, casa da amizade, do acolhimento e da hospitalidade. Celebramos Lázaro, Maria e Marta, os amigos de Jesus que o hospedaram aqui.

Fr. MICHAEL SARQUAH, ofm
Superior do Santuário de Betânia
“Este lugar também é chamado de “casa da amizade”, porque Maria, Marta e Lázaro eram amigos de Jesus. Sempre que ele ia de Jerusalém à Galiléia ou da Galiléia a Jerusalém, parava aqui por essa família, portanto, este é um lugar muito importante para Jesus.”

Mesmo nesta pequena cidade palestina, os peregrinos não chegam há meses, durante a solene missa presidida por Frei. Marcelo Cichinelli a igreja está semi-vazia, mas os franciscanos da Custódia não renunciam aos vários eventos do dia.

Betânia também é o lugar onde Jesus ressuscitou Lázaro. De manhã cedo, o secretário da Custódia da Terra Santa desce as escadas estreitas do túmulo de Lázaro para celebrar a santa missa.

Fr. MARCO CARRARA, ofm
Secretário da Custódia da Terra Santa
“Nesse período de dificuldade, de incerteza, em que essa pandemia tem mudado os nossos planos, poder celebrar no túmulo de Lázaro tem também o significado de poder começar uma nova vida, de poder com Cristo ressuscitar e, portanto, recuperar a esperança, a força, a capacidade de seguir adiante neste período.”

É a primeira etapa de uma peregrinação específica feita tradicionalmente pelos franciscanos nesta ocasião.

Fr. MARCO CARRARA, ofm
Secretário da Custódia da Terra Santa
“Para evidenciar a importância e a sacralidade do local, após a celebração na igreja, viemos em peregrinação aqui, ao túmulo de Lázaro, onde lemos o evangelho do milagre. Então, antigamente se seguia a pé… hoje em dia essa tradição é mantida, por isso essa peregrinação é feita ao Monte das Oliveiras.”

A estrada é aquela que, desde os tempos antigos, de Betânia, levava a Jerusalém: um percurso que se somado é relativamente curto, não fosse o muro de separação, que hoje leva a uma longa viagem alternativa de carro.
Assim, a peregrinação chega à pequena capela da Ascensão, terminando finalmente no Santuário do Pai Nosso, no qual ressoa a mais famosa oração do cristianismo, ensinada pelo próprio Jesus e reproduzida em suas paredes em todas as línguas do mundo.

Produzido Por CMC

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Visite a nossa loja, veja as promoções, assine,contribua e concorra a uma viagem à Terra Santa,participe! Dispensar