A rede de Comissários à serviço da Terra Santa

A apoiar a Coleta Pró Terra Santa, que este ano será realizada no dia 13 de setembro, também estão os comissários, desde sempre pontes entre a Custódia da Terra Santa e as igrejas locais. Um apoio importante na divulgação da missão dos franciscanos no Oriente Médio.

Fr. MARCELO CICHINELLI, ofm
Resp. escritório coordenativo dos Comissarios da TS
“A primeira definição dos Comissários é esta: são pontes, são embaixadores entre a Terra Santa e as igrejas locais, as igrejas de todo o mundo, como pontes que ligam os cristãos de cada parte do mundo à Custódia da Terra Santa.”

Um serviço à Custódia da Terra Santa que tem origens muito antigas.
Os comissários foram instituídos em 1421 pelo Papa Martinho V, enquanto, em tempos mais recentes, a reconfirmar o seu papel, foi o Papa Paulo VI.

Comissariados da Terra Santa são hoje 84, presentes em 44 países. 101 são os Frades menores empenhados neste serviço.

São quatro os grandes compromissos a que são chamados: tornar a Terra Santa conhecida, promover de forma criativa os lugares santos, também ajudar na superação dos dramas vividos nesta terra; criar iniciativas de oração e conscientização da paz, acompanhar as peregrinações e promover a Coleta Pontifícia Pró Terra Santa.

Fr. MARCELO CICHINELLI, ofm
Resp. escritório coordenativo dos Comissários da TS
“O trabalho dos comissários se desenvolve, antes de tudo, concretamente na promoção de tornar conhecidos os lugares santos. Depois, na promoção da ajuda à missão do Oriente Médio. A Custódia da Terra Santa é apoiada pelos Comissários através da divulgação que fazem em várias partes do mundo, tanto para os santuários, quanto para as pedras da memória, mas também para as pedras vivas, os cristãos do Oriente Médio.”

Em 2018, todos os comissários da Terra Santa se reuniram em Jerusalém para o IV Congresso Internacional, sobre o tema: pastoral das peregrinações, hospitalidade, memória, evangelização.

Fr. JORGE ARMANDO TABORDA MONSALVE, ofm
Comissário Colômbia
“O povo latino-americano sente, vibra, manifesta sua fé em Jesus. Nós Comissários acompanhamos essa realidade. Vivemos em meio a um povo com muita fé, que quer manifestar a sua fé, que vive a sua fé com sinceridade e colabora com a obra da Terra Santa.”

Fr. ROBERT JOHN ABADA, ofm
Vice – Comissário Filipinas
“Minha principal responsabilidade é estimular o Comissariado para que funcione como uma conexão entre a Custódia da Terra Santa, os Franciscanos das Filipinas e a Igreja local, em particular com as várias dioceses.”

Fr. FRANCESCO IELPO, ofm
Comissário do Norte da Itália
“Por isso estamos trabalhando intensamente para estreitar as relações com os bispos, com as paróquias, para promover as peregrinações e a coleta da Sexta-Feira Santa, mas acima de tudo, nos preocupamos em tornar a Terra Santa conhecida e amada”.

Fr. MICHAEL PERRY, ofm
Ministro Geral Ordem Frades Menores
“Da presença dos frades aqui na Terra Santa, devemos ter em mente que a missão continua, a missão de Deus continua, no acolher as pessoas, no acompanhá-las, para sermos irmãos de todos na Terra Santa. E da Terra Santa parte esta mensagem para todo o mundo, e isto que Deus colocou à disposição para o futuro da humanidade é muito positivo e dá esperança para o futuro, muito mais do que o que vemos hoje.”

Este ano, devido à pandemia, a coleta pró terra santa foi transferida para o dia 13 de setembro, véspera da celebração da Exaltação da Cruz

Fr. MARCELO CICHINELLI, ofm
Resp. escritório coordenativo dos Comissários da TS
“As dificuldades deste ano são muito particulares como em todas as partes do mundo. Mas a caridade, que sempre prevaleceu sobre as dificuldades, se baseia na esperança: faz com que estejamos disponíveis para ajudar, que continuemos a pedir e a confiar na providência, no amor das pessoas de todo o mundo para apoiar esta missão que é tão provada. Não há peregrinos, os cristãos no mundo não podem vir à Terra Santa, mas as atividades continuam, o apoio aos Santuários continua, o apoio às comunidades continua, então as necessidades são as mesmas, mas a ajuda… confiamos que apesar das dificuldades a ajuda continue a chegar! ”

ENCONTRE O COMISSÁRIO MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ AQUI:

www.custodia.org/pt-pt/os-comissariados

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Visite a nossa loja, veja as promoções, assine,contribua e concorra a uma viagem à Terra Santa,participe! Dispensar